COREDE-SUL: ATIVIDADES CHAVES E DESENVOLVIMENTO, UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO EMPREGO FORMAL

 

A partir da implantação do Pólo Naval de Rio Grande em 2005, a região e mais especificadamente, o COREDE-Sul, vêm sofrendo alterações importantes em sua estruturação produtiva. O objetivo deste estudo é fazer uma análise dessa estrutura, a partir de dados de emprego formal, apontando os setores que têm se mostrado fundamentais para a saúde econômica da região, bem como aqueles que sofreram fortes fluxos de empregados no período compreendido para o ano de 2007.

Este estudo é uma das etapas de um projeto maior, intitulado Impactos Sócio-Econômicos da Implantação do Pólo Naval em Rio Grande: uma Avaliação Através da Matriz Insumo Produto, que tem a intenção de fazer uma análise da estrutura produtiva da região sul a partir da construção de uma Matriz Insumo Produto de Leontief.

É de grande importância saber o que vem acontecendo com a região, quais setores apresentam melhor desempenho e os que demonstram maior carência. E é com o intuito de servir de referencial estatístico e teórico, que este estudo se propõe a fazer uma classificação da região a partir do mercado de trabalho formal.

 

Autores: Clauber Scherer; Flavio Tosi feijó.